sábado, 16 de agosto de 2008

S.O.SVDP (S.O.S VÉSPERA DE PROVA)



RESUMO ALMIR AGROPECUÁRIA

PRINCIPAIS AREAS E PRODUÇOES AGROPECUARIAS BRASILEIRAS

-> REGIÃO SUDESTE
(Apoiada principalmente na cultura do café)

ÁREAS DE DESTAQUE: Planalto Ocidental Paulista, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, Zona da Mata Mineira e planície litorânea.

-Planalto Ocidental Paulista é a principal área agrícola (agricultura) do Sudeste. Com sua modernidade e diversificação na agricultura. Favorecida por três fatores:

1. Condições Naturais (clima tropical de altitude, terra roxa).
2. Ciclo do café (infra-estrutura de transportes, grande número de imigrantes concebeu a região uma melhora nas vias férreas e portos que ajudariam na expansão de novas culturas).
3. Industrialização relativamente rápida no estado de SP (consumidor de matérias primas, crescimento urbano [conseqüência]).


A IMPORTÂNCIA DO CAFÉ (CONSIDERADO UMA CULTURA TRADICIONAL)

Este produto transformou sp no mais poderoso estado da federação, gerou acumulo de capitais, favorecendo assim o processo de industrialização de diversos meios. Lembrando que o café comandou a economia do país por muito tempo, não resistindo à crise em 1929... Desde então o café nunca mais teve a mesma importância.



A IMPORTÂNCIA DA CANA

Por possuir melhores condições estruturais são Paulo quebrou o monopólio do Nordeste no cultivo da cana, tirando o espaço do café e do algodão (culturas tradicionais). Logo passou a ser o maior centro produtor da cana (RIBEIRÃO PRETO, ARARAQUARA, PIRACICABA, SÃO CARLOS E JÁU).

PROÁLCOOL

O PROÁLCOOL foi um programa bem-sucedido de substituição em larga escala dos derivados de petróleo. Foi desenvolvido para evitar o aumento da dependência externa de divisas quando dos choques de preço de petróleo. De 1975 a 2000, foram produzidos cerca de 5,6 milhões de veículos a álcool hidratado. Acrescido a isso, o Programa substituiu por uma fração de álcool anidro (QUÉÉÉÉ?) (entre 1,1% a 25%) um volume de gasolina pura consumida por uma frota superior a 10 milhões de veículos a gasolina, evitando, assim, nesse período, emissões de gás carbônico da ordem de 110 milhões de toneladas de carbono (contido no CO2), a importação de aproximadamente 550 milhões de barris de petróleo e, ainda, proporcionando uma economia de divisas da ordem de 11,5 bilhões de dólares.
Mais info : http://www.biodieselbr.com/proalcool/pro-alcool.htm

Com esse programa o governo usou como argumento a análise dos solos menos férteis o fato de estar sem tempo e dinheiro para montar novas usinas frente à crise do petróleo, com o intuito de expandir as áreas de produção no NORDESTE E EM SÃO PAULO. Sendo os investimentos majoritários em sp, entretanto hoje a produção de cana perde mercado para a soja, algodão e etc devido à crise do próalcool (1986 a 1995 fase de estagnação, bruta queda no preço do barril do petróleo).

A IMPORTÂNCIA DA LARANJA

Ganhou mercado com a crise da produção norte americana (clima instável), com a produção de suco. É importante observar que apenas um mercado consumidor, é previsível sua queda, pois qualquer crise (fragilidade do real) poderia abalar o mercado, e o foi o que aconteceu.

PECUÁRIA

O planalto ocidental também apresenta destaque nesse setor, pois possui uma variedade grande de gado com destaque na raça NELORE. Seja ela no sistema intensivo (pequenos rebanhos bem tratados, mais mão de obra mais lucro) ou no extensivo (grandes rebanhos largados, pouca mão de obra).


-> REGIAO NORDESTE

Atividades agrícolas predominante, divididas em sub-regiões:

- ZONA DA MATA
Cultura de cana-de-açúcar (condições favoráveis) voltada ao mercado externo, maior expressão em PE. Predomina a produção de CACAU no sul da Bahia.

- AGRESTE
Policulturas: milho, mandioca, feijão, batata, frutas, café, fava e algodão. (!!!!!) ABASTECE a maior parte dos itens consumidos na ZONA DA MATA.

- SERTÃO
Cultura de algodão arbóreo, nas áreas mais úmidas uma policultura de subsistência.
Pecuária ultra-extensiva.

- MEIO-NORTE
Cultura de arroz, pecuária extensiva.

-> REGIÃO SUL

- 70% da soja e do trigo
- 65% da uva e quase metade do milho e arroz
- Área de repulsão populacional
- Mecanização, privilegiando o mercado externo.

-> REGIÕES CO E NORTE

A agricultura no CO vem aumentando, as principais áreas são: Campo Grande e Dourados (soja, milho, amendoim e trigo).
No MG a presença de terra roxa favorece a produção de soja, algodão, milho, arroz e feijão.
No vale do Paranaíba os solos vermelhos favorecem a produção de arroz (secundários: algodão, amendoim).
Cerrado: Pecuária extensiva de bovinos 15% do rebanho nacional, ideal para a criação, pois o terreno é plano favorecendo a qualidade da carne.
Pantanal: pecuária ultra-extensiva de bovinos e bufalinos

NORTE


Menor participação na agricultura do país, seus produtos estão ligados à imigração (japoneses). Não vou comentar as áreas do norte, pois acho sem importância para quem interessar está na pg 129 no LIVRO TEXTO 1.

Nenhum comentário: