quinta-feira, 22 de maio de 2008

RESUMO : J. LOCKE



John Locke ( 1632 - 1704)

-> Empirismo (Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. EMPIRISMO: Doutrina ou atitude que admite, quanto à origem do conhecimento, que este provenha unicamente da experiência, seja negando a existência de princípios puramente racionais, seja negando que tais princípios, existentes embora, possam, independentemente da experiência, levar ao conhecimento da verdade... [Opõe-se a racionalismo (4).] )

1) Experiência como critério de todo o saber;
2) Assume a percepção como base de todo o saber;
3)Tábula rasa: Antes da experiência o espírito é como uma folha em branco, isto é, não possui discernimento da verdade.

-> Liberalismo (Política) = Prop. Privada.

1) Contrato Social: Governante (REI)/ Governado ( EU/NÓS)
2) Direitos fundamentais do indivíduo: O direito da vida como uma propriedade privada, este tem que ser liberal não como civil. A partir do momento que Deus ( dono do mundo e criador do universo, o qual fez o homem a sua imagem e semelhança) expulsou o homem do jardim do éden, este teria que trabalhar para conseguir o domínio sobre a terra. Resumindo o homem possui a vida por direito liberal <>
3) O estado não está acima das leis, contrato social; DIREITOS = DEVERES. Caso o estado faça algo que seja inconstitucional o povo tem o direito de se rebelar.
4) Separar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. ( Aqui vem a idéia do Empirismo).
***RESUMINDO: O Estado existe a partir do contrato social. Tem as funções que Hobbes lhe atribui, mas sua principal finalidade é garantir o direito natural da propriedade.

Estudo baseado na aula lecionada pelo professor Paulo Spinelli e pesquisas feitas por mim.

Nenhum comentário: